segunda-feira, 4 de dezembro de 2006

Volver

"Almodóvar eh mais que um cineasta.
Eh um gênero cinematográfico."

Eu fui assistir Volver com a lembrança de Má Educação na cabeça. Um filme forte, marcante, injusto com o espectador despreparado. No entanto, me surpreendi. O que vi foi um filme delicado, sensivel e, acima de tudo, capaz de valorizar as mulheres e nosso jeito, digamos, especial, de agir.

Todas as personagens principais são mulheres. E elas são mais que suficientes para levar o filme sem quase representantes do gênero oposto. E, no entanto, não faltam diferenças, ou mesmo amor, neste filme. E amor em sua tradução mais original, de família, amizade, respeito.

Eu devo admitir que, ao final do filme, havia todo um novo respeito brotando em mim por Penelope Cruz. Em uma atuação intensa, carismática e muitíssimo madura, essa atriz já tomada por Hollywood fez valer o título de musa com que Almodovar lhe presenteou.

O filme ensaia um toque sobrenatural, mas termina nos mostrando como tudo eh possível. Esta vida neste mundo eh uma fase e eh preciso cumpri-la. Mesmo que, paradoxalmente, muitas vezes, seja preciso voltar e consertar erros para seguir em frente.

Creio que para nós, mulheres, o filme toma uma dimensao ainda mais especial. Somente nós logo entendemos as relações entre mãe e filha. No entanto, rapazes, ainda há esperança. Almodovar entendeu o que faz ser tão bela esta relação. No minino, procurem em seu filme uma tradução.

Aviso, ainda, que este filme não requer nenhum esforço. Vá ao cinema, sente-se na cadeira e espere os eventos desenrolarem. Se nao tiver paciência de ver além, ainda assim valerá a pena. Se puder pensar um pouco, ficarão belas lições. Me lembrou Thoreau em algum momento: "It's not what you look at that matters, it's what you see."

Saiba que os temas abordados são os mais difíceis possíveis - como abuso sexual, incesto e morte - mas observe como o filme escolhe palavras ao invés de cenas violentas para colocar tais temas.

No mais, o momento com o tango Volver, de Carlos Gardel, lhe lembrará porque você comprou o ingresso.

Quem me conhece sabe o sistema com filmes:
(x) Recomendo
(x) Assistiria de novo

Bjos
Rafa

Sem comentários: